INÍCIO BOLETIM MENSAGEM PASTORAL CASAMENTOS

  Lição 13 - Principais temas de 1 e 2 Pedro

As duas epístolas de Pedro foram escritas para fins práticos. Em 1 Pedro, o grande problema combatido pelo apóstolo foi a perseguição enfrentada pelos cristãos. Já em 2 Pedro, o problema foi os falsos mestres. Pedro escreveu com poder e autoridade, à medida que buscava encorajar seus leitores e adverti-los dos desafios que surgiam diante deles.
  Lição 12 - O Dia do Senhor

Pedro advertiu seus leitores sobre os ensinamentos perigosos que a igreja enfrentaria. Ele os alertou contra aqueles que, embora prometessem liberdade, levavam as pessoas de volta à escravidão do pecado, o oposto da liberdade que nos foi prometida em Cristo.
  Lição 11 - Falsos Mestres

Em sua primeira epístola, Pedro, com grande interesse pastoral, buscou encorajar seus leitores no tocante aos perigos da perseguição. Embora não saibamos a qual tipo de perseguição ele se referiu especificamente, sabemos que a igreja enfrentou provações terríveis à medida que o Império Romano pagão buscava exterminar o crescente movimento daqueles chamados de “cristãos”.
  Lição 10 - Profecia e as Escrituras

À medida que estudamos as cartas de Pedro, um ponto a ser destacado é a confiança e a certeza do apóstolo acerca do que ele escrevia. O mesmo pode ser observado em Paulo. Ele tinha clara e firme convicção do que proclamava em relação a Jesus Cristo e à cruz.
  Lição 09 - Seja Quem Você É

Uma coisa extraordinária sobre o Novo Testamento é a grande quantidade de verdades colocadas em um espaço bastante limitado. Veja, por exemplo, a lição desta semana, que compreende 2 Pedro 1:1-14. Nesses 14 versos, Pedro nos ensina sobre a justificação pela fé e sobre o que Deus pode fazer na vida dos que se entregam a Jesus. Ele falou também sobre a maravilhosa verdade de que podemos nos tornar “coparticipantes da natureza divina” (2Pe 1:4) e nos livrar da corrupção e das paixões do mundo.
  Lição 08 - Jesus Nos Escritos de Pedro

A despeito do contexto ou dos problemas específicos abordados por Pedro, seu foco estava em Jesus. Cristo permeia todos os escritos do apóstolo; Ele é o fio de ouro que atravessa toda a sua carta.
  Lição 07 - Liderança Servidora

Estudos sobre igrejas em crescimento quase sempre ressaltam a importância de uma liderança eficaz, que tenha uma visão fundamentada em Deus e em Sua Palavra, dando oportunidade para que todos na congregação exerçam seus dons espirituais para cumprir a comissão evangélica.
  Lição 06 - Sofrendo Por Cristo

É bem conhecida a história da perseguição nos primeiros séculos do cristianismo. A própria Bíblia, especialmente o livro de Atos, dá vislumbres do que aguardava a igreja. A perseguição e o sofrimento eram uma nítida realidade na vida dos cristãos a quem Pedro escreveu.
  Lição 05 - Vivendo Para Deus

Os escritores da Bíblia conheciam a realidade da pecaminosidade humana. Como não perceber? O mundo exala o mau cheiro do pecado. Além disso, eles também reconheciam sua própria condição pecaminosa (veja 1Tm 1:15); Jesus precisou morrer na cruz para resolver o problema do pecado. Isso revela quanto a realidade do pecado é realmente profunda e universal.
  Lição 04 - Relações Socias

A carta de Pedro também confronta algumas questões sociais difíceis de seu tempo. Por exemplo, como os cristãos deveriam suportar um governo opressivo e corrupto como o Império Romano pagão? O que Pedro disse aos seus leitores, e o que suas palavras significam para nós?
Lição 03 - Sacerdócio Real

Imerso na cultura, religião e história judaica, Pedro se referiu aos cristãos a quem escreveu como “nação santa, povo exclusivo de Deus”. Ao fazer isso, ele empregou a linguagem da aliança, usada no Antigo Testamento para se referir ao antigo Israel, e a aplicou à igreja do Novo Testamento.
Lição 02 - Uma herança incorruptível

 Sempre que estudamos a Bíblia, dando atenção especial a um livro ou até mesmo uma seção, é necessário responder, na medida do possível, a algumas perguntas. Ao ler as epístolas de Pedro seria bom conhecer, tanto quanto possível, seu contexto histórico. O que ele estava dizendo? Por quê? E, evidentemente, o mais importante: O que podemos aprender com elas?
 Lição 01 - Conehcendo Pedro

“Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?” (Mt 14:30, 31).